Trabalho temporário é igual terceirização?



Não, as duas modalidades são completamente diferentes, mas pertencem à mesma lei. Porém,  cada uma com seus respectivos artigos. 

Prazo do Contrato de Trabalho Temporário

Outra coisa que eu gostaria de lembrar é que, o prazo de contrato de trabalho temporário não tem um período mínimo, mas precisa manter o prazo de 180 dias.
Isso é bom, pois anteriormente às empresas sempre tinham que pedir renovação. Como vimos acima a nova lei permite que o contrato se estenda por mais 90 dias. 
Porém, caso a empresa queira contratar um colaborador específico outra vez deve aguardar 90 dias do término do contrato anterior. 
Se a empresa contratar antes disso causa vínculo empregatício o que a torna responsável por qualquer problema que tenha ocorrido durante o contrato temporário. 
contrato de trabalho temporario quanto tempo pode durar
E por falar em problemas, quem será que é responsável pela jornada de trabalho do colaborador temporário? Bom, a legislação não especifica quem deve fazer esse controle. 
Mas como o temporário passa a maior parte do tempo em outra empresa é interessante que a empresa de trabalho temporário, tenha controle da jornada do colaborador para poder realizar corretamente o cálculo da folha de pagamento.

Como fazer o controle de um trabalhador temporário

Uma boa dica para as empresas de trabalho temporário, é aderir sistemas de gestão de ponto alternativos. Que não precisam de relógios específicos grudados na parede e podem ser utilizados conforme demanda. 
O sistema da PontoTel por exemplo, é um sistema inteligente que já faz toda a Gestão de Ponto em um único lugar, você pode cadastrar um colaborador por um tempo determinado e com uma jornada já estabelecida. 
O sistema também conta com localização, então é possível saber de onde o trabalhador bateu o ponto. 
Muito seguro e prático para essas ocasiões em que o trabalhador não fica alocado na empresa que o contratou. 

Conclusão

Ufa, chegamos ao fim do texto, espero que você tenha feito uma eu boa leitura até aqui. 
Agora eu acho que você já sabe de cór, todos os direitos de um trabalhador temporário mas, não custa nada a gente relembrar os principais pontos que abordei neste texto. 
Vimos que a nova legislação trouxe melhorias para essa modalidade de trabalho. Com ela, o contrato agora pode durar até 180 dias, melhor para as empresas que podem contar com aquela mão de obra a mais e por mais tempo. 
Também é importante lembrar que trabalho temporário não é a mesma coisa que trabalho terceirizado.
E por último, que é importantíssimo se atentar na hora de escolher a empresa de trabalho temporário. Mas aqui eu serei malvada e você só saberá o motivo se dar uma subidinha no texto. 
Brincadeiras a parte, o trabalho temporário é vantajoso para as empresas que precisam de uma ajudinha em um determinado período, ele é fácil e rápido para contratar e não demanda muito tempo do RH. 
Caso você tenha uma demanda pode ser bastante vantajoso procurar uma empresa de trabalho temporário.

Comentários